Projeto Social

Projeto Social

Projeto para Santo Amaro


Iniciativa da Ademi prepara jovens bilingues para atuar no turismo dos lençóis Maranhenses.

O Parque dos Lençóis Maranhenses é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Para atender à demanda de visitantes estrangeiros e melhorar os serviços locais, foi lançado o projeto Lençóis do Amanhã, com o propósito de capacitar 40 adolescentes, com idade entre 13 e 15 anos que estão cursando do oitavo ao nono ano do ensino fundamental, residentes em Santo Amaro, com ensino gratuito de inglês e cursos extracurriculares sobre Turismo.

O projeto é uma iniciativa da Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário do Maranhão (Ademi - MA), da VM Empreendimentos, do curso Yázigi, da Via Mundo e da Prefeitura Municipal.

"A ideia é inserir jovens em uma atividade econômica, pois até o final do projeto, muitos deles poderão trabalhar como menor aprendiz ou como estagiários, obtendo uma independência econômica que dará oportunidade de criarem sua própria atividade. Esse tipo de capacitação melhora não só o nível educacional e cultural, mas os serviços de hotelaria e gastronomia e, consequentemente, a arrecadação municipal"
, explica o presidente da Ademi, Claudio Calzavara.

A possibilidade de contar com a mão-de-obra qualificada na cidade, tem atraído o olhar de empresários do setor imobiliário. João Motta, proprietário da VM Empreendimentos, empresa que atua em Barreirinhas desde 20002 e lançou em junho de 2017 um empreendimento de alto padrão Santo Amaro, acredita que a iniciativa trará bons resultados financeiros para a região.

"Hoje, muitos imóveis são a segunda residência nesta região, pois todo mundo quer ter uma casa de praia e iniciativas como essa, de capacitação de jovens, irão atrair novos investimentos, gerar empregos, renda e movimentar o comércio"
, diz ele.

As aulas serão gratuitas e ofertadas durante um ano letivo e acontecerão no Complexo Educacional Pavão Neto. Os estudantes participarão de atividades extracurriculares e poderão contar com material didático e orientação pedagógica, fornecido pelo Yázigi. Três alunos com melhor desempenho receberão bolsas para um intercâmbio no exterior, em um país de língua inglesa, onde terão a oportunidade de conhecer e interagir com moradores por cinco meses. O projeto possibilitará a vinda de visitantes de universidades e escolas estrangeiras na própria cidade, para que participantes possam interagir diretamente com os turistas e melhorar a fluência no inglês.

Para a gestora da escola local Manoel Dias de Sousa, Claudete Azevedo, o projeto é uma esperança de combater um dos principais problemas do município, a evasão escolar.

"Nossa maior questão hoje é o êxodo dos alunos, muitos vêm de outra localidade, vêm morar na casa de alguma família e não se adaptam ou ocorre casos de gravidez precoce, casamentos... Entendo que o projeto é algo inovador aqui em santo Amaro, pois abrirá novos horizontes para que eles possam aprender uma profissão e para o próprio dia-a-dia na escola. Perguntamos quem tinha interesse de participar, e muitos levantaram a mão, então quem está no projeto hoje é porque já gostava da língua inglesa e quer algo melhor para si"
, conta a professora.

Aluna da escola Manoel Dias, Thamires Oliveira, 15 anos, enxerga a bolsa como uma forma de se inserir no mercado e de fomentar o empoderamento das meninas da localidade,

"Um projeto com aulas gratuitas de inglês não é todo dia que aparece. Imagino que com esse aprendizado, eu mesma possa garantir minha vida socia, ter melhores chances de emprego e de levar o poder da mulher para o mundo"
, diz a jovem.

José Noleto Oliveira, gerente regional do Sebrae da região dos Lençóis Munin, considera a qualificação fundamental para fomentar o empreendedorismo

"Você junta a qualificação com empreendedorismo e certamente vai sair daí jovens talentosos, montando negócios diferentes, inovadores, com isso ganha o município de Santo Amaro, o estado do Maranhão e o país também".




Siga-nos nas redes sociais

Seja um associado

Associe-se já!